"O Espírito Santo vos inspirará naquela hora o que deveis dizer"(Lc 12,12)!
Somente Deus "sonda o abismo do coração humano, e penetra os seus pensamentos mais sutis" (Sr 42,18). Ele sabe o que chegará ao nosso coração e o que não chegará. Já, conosco, obviamente, isso não acontece, pois não conseguimos "ver" o interior das pessoas. Nós, cristãos, fomos feitos "pescadores de homens" (Mt 4,19), e, como todos os pescadores, geralmente só vemos a superfície da água, mas não o peixe, na profundidade. Dessa mesma forma, nós só conseguimos ver o exterior das pessoas. O interior delas somente o Senhor pode ver (1Sm 16,7). Nós, cristãos, se quisermos conhecer o interior das pessoas, precisamos de uma ajuda especial.
Quando Jesus nos chamou para sermos pescadores de homens, Ele nos enviou o Espírito Santo para nos ensinar como fazê-lo. O Espírito Santo, portanto, é a ajuda especial de que precisamos. Ele nos ensina, a cada momento, o que devemos dizer (Lc 12,12), para que as pessoas sejam tocadas. Se tentarmos utilizar nossas próprias palavras, mesmo que sejam eloquentes, de pouca valia elas serão. Somente as palavras que o Espírito Santo nos inspira a dizer conseguem atingir os corações das pessoas, e as fazem abrirem-se a Ele.
Jesus, ao operar através do Espírito Santo, nos dá uma palavra cheia de sabedoria, à qual não podem resistir nem contradizer os nossos adversários (Lc 21,15). Por isso, sempre e a todo momento, pecamos pelo Espírito Santo. Ele é o Comunicador Maior que pode nos ensinar tudo o que devemos falar. É uma graça que devemos valorizar muito. E, "se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito" (Gl 5,25). Ó, vinde Divino Espírito Santo!
Oração: Divino Espírito Santo, colocai em minha mente tudo o queVós desejais que eu fale, e retirai de minha mente tudo o que eu não devo falar. Ensinai-me "o que devo dizer e o que devo ensinar" (Jo 12,49).
Fonte: Um Pão, Um Corpo - nº 63