Pontífice fez nesta quarta (13) a primeira aparição após o anúncio da renúncia. Grupo de brasileiros respondeu à saudação com cantos e bandeiras.
Os curitibanos que estiveram na audiência realizada pelo Papa Bento XVI no Vaticano, nesta quarta-feira de cinzas (13), tiveram uma surpresa propiciada pelo pontífice. Durante a leitura de uma mensagem sobre a quaresma, o Papa fez uma saudação em português para os peregrinos presentes no local.Esta foi a primeira aparição pública do Papa após o anúncio de que ele irá renunciar no dia 28 de fevereiro. Bento XVI alegou problemas de saúde para deixar o cargo máximo da Igreja Católica, na primeira renúncia de um Papa nos últimos 600 anos. A última audiência pública de Joseph Ratzinger deve ocorrer no dia 27 de fevereiro, na Praça de São Pedro.
“(...) uma cordial saudação para todos, nomeadamente para os grupos portugueses de Lamego e Lisboa, e os brasileiros de Curitiba e Porto Alegre”, afirmou Bento XVI durante a audiência desta quarta. O grupo de peregrinos respondeu imediatamente ao pontífice erguendo bandeiras do Brasil e cantando, e ganharam um aceno do pontífice.
“Quando nós fomos para essa audiência, nós não sabíamos se o Papa estaria na audiência (...) assim ainda falando em peregrinos de Curitiba, então, foi muito emocionante para a gente. Não era esperado”, afirmou a curitibana Cristiane Erthal, que classificou a saudação como “momento histórico”.
O grupo de brasileiros chegou a Roma na segunda-feira (11), mesmo dia em que Bento XVI anunciou a saída do cargo. “Quando a gente entrou no hotel, a guia comentou que ele tinha renunciado naquele dia, assim, ninguém acreditou. Só tinha isso na TV, as pessoas conversavam no hotel sobre isso, o hotel aqui de uma hora para outra encheu de gente”, lembrou a turista.
Fonte: http://g1.globo.com/parana