Agenda do Papa na JMJ Rio2013


Agenda do Papa Francisco no Brasil será repleta de atividades
André Alves
Da Redação, com Boletim de imprensa da Santa Sé
papa_brasil
Papa chegará ao Brasil na segunda-feira, 22 de julho, e permanecerá até o dia 28 (Foto: L’Osservatore Romano)












O Vaticano divulgou nesta terça-feira, às 12h (horário de Roma, 7h no Brasil), a programação oficial da viagem do Papa Francisco ao Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho.
O Santo Padre chega ao Rio de Janeiro na tarde de segunda-feira, 22 de julho, sendo recebido no Aeroporto Internacional do Galeão/Antonio Carlos Jobim pela Presidente da República, Dilma Rousseff, pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, pelo Arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferância Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e pelo prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Veja o programa de visita na íntegra:

É necessário nascer de novo

A meta da formação é o "Homem Novo" à imagem de Jesus Cristo. O encontro pessoal com o Senhor traz à pessoa humana a graça do novo nascimento. Realmente ela se torna nova criatura. Lá no âmago do seu ser a vida divina foi infundida. O filho de Deus aconteceu. Em embrião sim, mas aconteceu. O homem, porém, está muito ferido, dilacerado até, pois, por muito tempo, viveu a divisão do divino e do humano em si. Viveu muito tempo privado de algo que lhe era essencial: o divino. Isso lhe trouxe uma marca acentuada e um enfraquecimento profundo. Além disso, a vida e o mundo o machucaram, por isso, é um homem ferido, amarrado, preso, "entulhado", cheio de medos, inseguranças, freios ..., de modo que quer ser e não consegue, quer caminhar e não pode. É aí que a evangelização entra num processo longo, difícil e sofrido. É a fase da restauração do homem filho de Deus. É nesta fase que é mais necessária ainda a ação do Espírito Santo. Mas, como nas outras ações, ela não se faz sem a cooperação humana.